quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jandira inaugura Farmácia Central e mantém distribuição de remédios nos bairros

 A Farmácia Central Leopoldino dos Santos (Rua João Balhesteiro, 110, Centro - Telefone: 4707-3467) já está de portas abertas em Jandira para fornecer de graça a mais de 600 munícipes cadastrados remédios de controle à hipertensão e do diabetes, combate ao colesterol, tratamento de doenças respiratórias e outros males, mediante a apresentação de receita assinada e carimbada por médico, particular ou da rede pública. O atendimento vai das 8 às 20 horas e beneficia, ainda, jandirenses que não podem ficar sem antibióticos e outros componentes especializados para tratamentos de quadros cujos medicamentos têm uso contínuo e controlado.


O prédio inaugurado pela Prefeitura no sábado, 8, passou a concentrar os serviços que a Farmácia Central antes promovia em salas cedidas pela Secretaria da Saúde, no Hospital e Maternidade Municipal. O novo imóvel, entretanto, além de mais bem localizado (a 50 metros da estação de trens e do terminal de ônibus) oferece instalações para o público se houver necessidade de espera. Os medicamentos agora estão organizados por setores, um dos quais destinados apenas aos de retenção de receita ou liberação controlada, conforme exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), medida que facilita e abrevia o atendimento.


É importante destacar, também, que a Farmácia Central Leopoldino dos Santos é mais um endereço na cidade que privilegia a atenção básica, com o objetivo de reforçar o mesmo serviço já existente em todas as unidades da rede municipal. Os postos de saúde, portanto, não deixarão de fornecer remédios, gratuitamente, aos jandirenses, observando-se a exigência da receita: a diferença é que nos bairros o expediente se encerra às 17 horas. Deve ser observado, ainda, que a Farmácia Popular (Rua Carmine Gragnano, 147) é um programa do Governo Federal, ou seja, recebe outro público e tem normas próprias de funcionamento.

A inauguração da Farmácia Central Leopoldino dos Santos reuniu o prefeito Geraldo Teotônio da Silva; a vice-prefeita Lurdete Kummer (Dete); secretários como a titular da Saúde Ana Cláudia de Oliveira Barbosa; da Cidadania e Ação Social, Cáritas Benitez; da coordenadora de assistência farmacêutica, Mercedes Fernandes; e vereadores como Julinho, líder do governo na Câmara Municipal. A deputada estadual Regina Gonçalves (PV) e familiares do patrono também prestigiaram o evento. Julinho comentou que Jandira passou por um período de turbulência. "Mas o atual governo, mesmo diante de poucos recursos e de endividamento herdado das gestões anteriores, dia após dia trabalha pela saúde financeira da cidade e vem conseguindo retomar a direção do desenvolvimento”, comentou.


A secretaria de Saúde apontou os benefícios à população que uma sede maior para a Farmácia Central trará. E lembrou que a coordenadora Mercedes Fernandes, há doze anos à frente do programa, sempre trabalhou ao lado dos funcionários para implantar no município um modelo de assistência farmacêutica. “A inauguração deste prédio novo é um sonho que está sendo entregue para ela e seus funcionários”.

Ana Cláudia frisou, ainda, que a manutenção das farmácias nas unidades é um direito público. “Por isso, a população pode ficar tranquila: o compromisso do prefeito Geraldo Teotônio é de ampliar este serviço, não de tirá-lo, e quem for aos postos de saúde nos bairros continuará encontrando o remédio que precisa”.

A coordenadora Mercedes Fernandes apontou que a entrega da unidade, além de “acolhimento humano” aos pacientes, também valoriza o farmacêutico. “Agora temos a oferecer conforto e funcionalidade e nossos profissionais terão condições de mostrar melhor aos usuários a importância do medicamento, que remédio não é uma mera caixinha”.

A deputada estadual Regina Gonçalves comentou que, como correligionária de Geraldo Teotônio, sabe das preocupações e metas da Prefeitura de Jandira para “recuperar a saúde das pessoas”. De acordo com a parlamentar, iniciativas neste setor levantam outras áreas e a autoestima. “Toda mudança começa dentro da gente e irradia uma grande onda que faz a transformação da cidade toda”, afirmou.

Regina é autora de emendas na Assembleia Legislativa que já beneficiaram o município com R$ 500 mil para reformas das unidades de saúde do Vale do Sol e do jardim Analândia (cujas obras estão em fase de licitação) e fez gestão junto ao governo estadual para a construção do futuro Centro Dia do Idoso. Outras ações do seu mandato  permitirão a abertura de 500 novas vagas em creches e mais 250 nas escolas municipais.

Geraldo Teotônio destacou que a maior satisfação de um gestor público é poder realizar “o desejo de uma população”. Sobre a Farmácia Central, disse que o equipamento é mais que uma necessidade do munícipe há anos e exigia um projeto mais adequado. “Esta é do nosso tamanho, do tamanho que o município pode ter com responsabilidade. E tem uma equipe que cuida de tudo nos mínimos detalhes, arrumou com carinho cada espaço no qual ficará os remédios que serão distribuídos à população, isto se chama dedicação e satisfação.”

História preservada

Farmácia 3Antes de desatar a fita à entrada do prédio e descerrar a placa inaugural, o prefeito Geraldo Teotônio convidou os familiares do patrono para um lugar de honra na mesa solene, momento no qual passou a relembrar iniciativas e compromissos do emancipador e primeiro presidente da Câmara Municipal com a cidade.

“Gosto de preservar a história e considero o maior absurdo tirar de um próprio público o nome daqueles que contribuíram para o progresso de uma cidade”, disse. “Este prédio antes abrigava outro serviço municipal e, agora, é a Farmácia Central Leopoldino dos Santos. Assim com muito orgulho os convido a puxar aquela fita em homenagem a este grande homem e pai de família”.

Rita, servidora municipal há 24 anos e ex-chefe de unidade de saúde, uma das filhas de Leopoldino dos Santos, recebeu flores entregues pela secretaria de Saúde. Com o mesmo gesto, Ana Cláudia Barbosa de Oliveira cumprimentou e recebeu a recíproca de Mercedes Fernandes.



Secretaria de Comunicação e Imprensa (SECOM)
Secretário: Vladimir Soares
Jornalista: Marcelino Lima
Crédito das imagens: José Moreau (SECOM) 

0 comentários:

Postar um comentário

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016

Jornal "O ESPAÇO" (Esportes e Notícias) Edição 0091 de 12/05/2016 | Barueri-SP| Alphaville| Tamboré | Aldeia da Serra| Santana de Parnaíba| Jandira| Itapevi| Osasco | Carapicuíba| Arena Barueri | Futebol de Barueri| Prefeitura de Barueri | Câmara de Barueri | Notícias da Cidade em geral| Volei de Barueri| Jornal O Espaço | Editor: Cristovão marinheiro

Tags

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution